Um elogio à nação rubro-negra


Quando eles erram, eu sou o primeiro a bater. Então, quando fazem uma coisa legal, não custa nada elogiar. Quero, publicamente, dar os meus sinceros parabéns à torcida do Flamengo.  Numa semana de espírito olímpico em alta, temos que valorizar essa demonstração de alinhamento com os ideais de Coubertin (que, convém explicar aos leitores flamenguistas, é o patrono das Olimpíadas modernas).

Em 22 de agosto, o Vasco recebeu o Ipatinga, e colocou no Maracanã 79.635 torcedores. O maior público do ano no futebol brasileiro. A diretoria do Flamengo, revoltada e ofendida, atingida no seu mito de “maior do Brasil”, passou a semana seguinte inteira convocando a torcida para “bater o record e dar uma lição no Vasco”. No domingo, dia 30/08, desafiada, a torcida do Flamengo se encheu de brios e se esforçou ao máximo. E conseguiu um bom resultado para o seu tamanho: 13.531 pagantes. Mais ou menos… um sexto da torcida do Vasco.

Há duas semanas atrás, Vasco x Guarani. 52.904 presentes. O clima não estava muito bom no RJ nesse dia, outros fatores também contribuíram, e por isso tivemos esse público abaixo do nosso potencial. A diretoria do Flamengo, competente como de costume, percebeu a oportunidade. Era boa demais para se perder. E lançou nova convocação geral. Dessa vez não precisava “bater o record”. Mas, pelo menos, pelo menos!, bater os 52 mil da véspera. No dia seguinte, contra o Coritiba, a torcida do Flamengo fez um esforço sobrehumano, conseguiu levar pessoas que nem sabiam onde ficava o estádio. E atingiu impressionantes 50.552 mil espectadores.

Uma evolução fantástica, uma superação de limites que merece todos os nossos aplausos!

Nada mal para a segunda maior torcida do Rio. Parabéns, torcida rubro-negra. É bonito ver esse esforço para fazer o melhor possível, mesmo quando se sabe que é impossível vencer. Esse é o verdadeiro espírito esportivo: enfrentar quem é superior, e sair de cabeça erguida, mesmo na derrota. Não fiquem tristes, vocês conseguiram chegar o mais longe que podiam, com a torcida que tem, e merecem todos os incentivos pela tentativa. Agora eu entendo a verdade: o Flamengo é realmente uma nação. Assim como o são Andorra, San Marino, Liechtenstein…

E nessa semana o Flamengo voltou a me surpreender pela positiva. Para uma torcida que tem fama de arrogante e com um complexo de superioridade extremo, eu imagino como deve ter custado dar esse passo. Consciente de seu menor tamanho, consciente de que não dá para enfrentar sozinho a torcida do Vasco, o Flamengo resolveu chamar o irmão pra ajudar na briga. Numa tocante união, Flamengo e Fluminense saíram de mãozinhas dadas, e passaram a semana convocando suas torcidas para, juntas e misturadas, bater o record do Vasco.

Ei, bacalhau, agora sou eu e meu bróder. Vai encarar?

É tão bonito isso. Assim como o Lula, eu também me emociono com essas coisas. Será que a segunda e a quarta maiores torcidas do RJ, somadas, no “clássico mais importante do Brasil”, vão conseguir finalmente ter tantos torcedores no estádio quanto aqueles que o Vasco colocou, sozinho, num jogo meia-boca contra um time bizarro, pela segunda divisão?

Parece que eles ainda têm dúvidas. Pq, não satisfeitos em somar DUAS torcidas, ainda se uniram para fazer uma promoção, colocando os ingressos com até 50% de desconto!!!! Eu até ouvi dizer que, na semana passada, no dia de São Cosme e Damião, os saquinhos distribuídos às crianças dos morros cariocas tinham uma composição diferente da tradicional: um saquinho de pipoca doce, um pacotinho de cocô-de-rato, duas marias-mole, uma rapadura com validade vencida e um ingresso pro Fra-Fru. Mas não acredito, isso deve ser boato…

Anúncios

One Response to Um elogio à nação rubro-negra

  1. Magnólia disse:

    sinto saudades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: