Alô, alô, Marciano


Eu odeio a Copa do Brasil.

Eu vi Baraúnas e Cícero Ramalho. Eu vi Campo Bom. Eu vi Bacabal e Juca Baleia. Eu vi CSA. Eu vi o Gama e os quase mil gols.

Eu odeio a Copa do Brasil.

Invejo aqueles para quem o futebol é divertido. Invejo os que conseguem ver um jogo como passatempo. Invejo aqueles que vêem futebol porque gostam. Como lazer.

Eu, confesso, odeio a Copa do Brasil.

E ainda assim, sento para ver meu time jogar nela. Nós, vascaínos, que, hereges!!!, muitas vezes quase torcemos por uma derrota logo na primeira fase, porque sabemos que, cedo ou tarde, virá o desespero, a angústia. E não conseguimos suportar a idéia de aguentar essa angústia duas, três, quatro fases, esperando pela hora em que ela, inapelavelmente, há de vir.

E é assim que eu odeio a Copa do Brasil.

Ao final da fase anterior, eu soube que o Vasco iria enfrentar o vencedor de Icasa e Confiança. Confiança, de Sergipe. Ou Icasa, de Juazeiro do Norte, Ceará. E tremi de medo.

Já via as manchetes:

“Vasco eliminado por excesso de Confiança”

“Icasa de ferreiro, Vasco leva pau”

Ai meu padim Ciço, me socorrei.

Porque, nessas horas, eu odeio muito a Copa do Brasil.

E foi assim que me sentei, na quinta feira, para ver Vasco x Icasa. Íamos jogar contra um time desconhecido (problema número 1), com nome esquisito (perigo 2) e que acabou de ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato cearense (ameaça bônus). Como estar otimista para um jogo desses?

Poderia o cenário ser pior?

Sim, poderia. Soube disso quando vi a escalação do Icasa. No meio campo, número 5, Panda.

O time deles têm um jogador chamado… Panda.

Tem como não odiar copiosamente a Copa do Brasil?

Comecei a ter pesadelos. O jogo seria 1×1. Já ouvia o locutor da rádio: “E o placar diz… Vasco da Gama 1, gol de Pimpão, Icasa 1, gol de Panda”.

Que ursada.

O jogo começa, o Vasco faz logo 1×0, num gol contra bizarro, e para, tocando a bola, esperando o tempo passar. É óbvio o que vai acontecer, é apenas questão de tempo.

As coisas pioram quando eu descubro que o Panda é o batedor de faltas do time do Icasa. Ou seja, a CADA falta que o juiz marca, o Panda pega a bola, e mira na direção no gol do Tiago. E eu me agarro ao Padim Ciço. Até lembrar que ele joga no time deles, e não no nosso.

A cada falta que o Panda bate, eu lembro como eu odeio a Copa do Brasil.

E quando o Panda faz uma falta no meio do campo, sua primeira no jogo, levanto ensandecido, gritando pro juiz: “Expulsa! Expulsa esse fdp!!!!!” Não adianta. O juiz nunca nos escuta.

O jogo vai caminhando para o final, e eu, ingênuo, começo a acreditar na vitória. Me permito pensar que “hoje não, hoje não”. É quando o Icasa anuncia uma substituição. Sai o número 9, e entra o camisa 18, Marciano.

Será que eu odiaria tanto uma Copa Interplanetária quanto odeio a Copa do Brasil?

Levanto e vou dar uma volta. Pra que enfrentar o destino? Minutos depois, Panda avança, toca pra Leozinho que cruza para Marciano empurrar para a rede e empatar o jogo. Como estava escrito que tinha que ser.

Pego o meu enorme bico e o despacho para Marte. Semana que vem tem o segundo jogo, lá em Juazeiro. Sim, eu estou psicologicamente preparado para a eliminação. Sim, eu estarei lá, sofrendo em frente à televisão, angustiado, esperando um gol deles. E, se não sair, e vencermos por 8×0, saberei que isso apenas adiou a angústia para a próxima rodada. Eu sei disso tudo. Mas nem por um momento penso em não assistir o jogo.

Porque a verdade, meus amigos, é que eu amo a Copa do Brasil.

2 Responses to Alô, alô, Marciano

  1. Fabíola disse:

    hahahahaha

    que texto óóteeemo! realmente futebol mexe com nossos sentidos, criando por vezes outros, como esse seu do poder de previsão.

    estou encantada com teu poder de escrita!

  2. […] Você, caro leitor, lembrou do texto sobre a Copa do Brasil? Pois é, lembrou bem. Meça meu receio por uma derrota prematura do Federer por isso: até domingo […]

Deixe um comentário

