Aquae Unger


Roberto Mangabeira Unger, o filósofo titular da SEALOPRA (Secretaria de Ações de Longo Prazo), é o responsável, no governo Lula, por “planejar o futuro estratégico do país”. Quando vemos as idéias geniais de Mangabeira, podemos ficar tranquilos e esperançosos como o nosso futuro. Não, não estou sendo irônico – tranquilos e esperançosos por sabermos que nenhum desses planos têm a menor chance de acontecer…

Por esses dias, o Mangabeira juntou uma comitiva de 38 pessoas e viajou até ao Pará, onde se saiu com o seu plano revolucionário para acabar com a seca no Brasil: construir um aqueduto ligando a Amazônia ao Nordeste.

(pausa para risos)

Segundo o filósofo da SEALOPRA,

“Numa região, sobra água, inutilmente. Na outra região, falta água, calamitosamente”.

Por isso, a solução é simples: criar um aqueduto que leve as águas abundantes dos rios da Amazônia até às populações sertanejas do Nordeste.

Qual o tamanho desse aqueduto? Ele não sabe. Como ele seria construído? Ele não sabe. Quanto tempo levaria a construção? Ele não sabe. Quanto isso custaria? Ele não sabe.

Que gente chata, querendo que o homem saiba de tudo! Ele é um gênio. Gênios têm idéias. De longo prazo. E, convenhamos, uma idéia dessas está plenamente no espírito da SEALOPRA. Agora, pensar nesses detalhes concretos, bem, isso ele deixa para as mentes inferiores.

Sabendo que os filisteus vão se opor a projeto tão revolucionário, Mangabeira foi compreensivo:

“Para o ministro, a juventude do Sudeste, “a classe média ilustrada” e a “grande mídia” querem uma versão mais light de projeto para a Amazônia. E certamente vai considerar sua proposta para a floresta “heavy” (pesada).”

E completou, com o desprezo por aqueles que não entendem algo tão genial, vindo de um incompreendido chefe da SEALOPRA:

– O Brasil precisa deixar de ter medo de idéias.

Exatamente, Dr. Mangabeira Unger! A inguinoranssa é que astravanca os pogresso, como já dizia o outro.

Eu fico emocionado com essa proposta do visionário Professor Mangabeira. E sabem por que? Porque, meus caros leitores, eu compartilho esse sonho! Ainda me lembro, como se fosse hoje, de uma redação que escrevi na primeira série primária. A professora pediu uma idéia que pudesse melhorar a vida do povo brasileiro, e eu sugeri algo bem parecido com isso!

Ah, a reação dela, elogiando o texto, elogiando a boa intenção, e comentando como eu era fantasioso, e como essa idéia seria boa, se não fosse totalmente doida…

Dr. Mangabeira, eu estou muito feliz com o senhor. O senhor está provando que, quando um homem tem a mente aberta, sempre pode evoluir. O senhor é um exemplo.

Afinal, com essa idéia, o senhor conseguiu igualar uma idéia de um garoto de sete anos. Se continuar evoluindo nesse ritmo, em breve vai estar andando de bicicleta sem rodinhas. Continue assim – ou, como o senhor prefere, keep up the good work!

*****************

Em tempo 1: Quando o caro leitor ouvir alguém reclamando da queda de arrecadação com o fim da CPMF, lembre que o governo ainda tem dinheiro sobrando para mandar uma comitiva de 40 pessoas para a Amazônia, para fazer esse tipo de papel. E para manter a SEALOPRA a pleno vapor, com toda a estrutura, DAS, ajudas de custo, e muitos etc a que ela tem direito.

Em tempo 2: Se, por acaso, o caro leitor faz parte do grupo que acha a idéia “genial”, e o autor destas linhas uma pessoa incapaz de aceitar algo novo, etc, etc, etc, uma informação a mais. Apesar de toda a “abundância aqüifera” da região Norte, metade dos habitantes de Manaus não tem água encanada em casa. De Manaus. Imagine das outras cidades. Ou seja, ainda que a idéia fosse minimamente factível, continuaria sendo infeliz. Se não temos um aqueduto de alguns quilômetros ligando o Rio Amazonas às casas de Manaus, como pensar em um aqueduto do tamanho da muralha da China pra levar água até o nordeste?

Anúncios

3 Responses to Aquae Unger

  1. Bina disse:

    SEALOPRA? Claro que alopra! Não ia deixar de colocar minha piadinha infame :-p

  2. L.S.D. disse:

    Mr. Unger precisa tomar cuidado, pois Lula é muito ciumento! Vai que o noço-guia descobre que estão tentando roubar o lugar dele no quesito “falar bobagem”…

  3. […] Então tá. O Cardoso, Carlos, ironiza, dizendo ter certeza de que “é preciso mais do que “WIFI” para comprar e vender produtos pela rede”. Claro. Mas é otimismo demais pensarmos que Alexandre Cardoso, o eterno candidato-a-tudo do PSB, que costuma aparecer na TV com seus quadrinhos mágicos, tem noção de qualquer realidade prática. Acho que descobri o objetivo do (Alexandre) Cardoso: arrumar uma vaguinha como assessor do Mangabeira, na SEALOPRA… […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: