Erraram o número…


Saiu a numeração para a temporada 2008 da F-1. Nenhuma surpresa. Há alguns anos atrás (é, eu sou velho), existia uma tradição numérica envolvendo as equipes. A equipe campeã pegava sempre os números 1 e 2. Mas as outras mantinham seus números preferidos. Williams era 5 e 6. Tyrrell, 3 e 4. Ligier, 25 e 26. As míticas Ferraris, durante os quase 20 anos de jejum, usaram sempre o 27 e o 28 – e ainda com o preciosismo de costumar dar o 27 para o piloto mais arrojado e o 28 para o mais cauteloso.

De uns anos pra cá, isso acabou. Mr. Mosley e Mr. Ecclestone, na sua cruzada para acabar com a F-1, resolveram implantar um sistema frio e racional, que ordena as equipes pela sua classificação no ano anterior. Assim, em 2008, Kimi Raikkonen corre com o carro número 1 e Felipe Massa com o 2. Depois as BMW, com Heidfeld no carro 3 e Kubica no 4. Na sequencia, a Renault do bi campeão Alonso (5) e de Nelson Piquet Jr (6), e assim por diante, até o final do grid.

A surpresa ficou por conta da McLaren, de Hamilton e Kovalainen. Não por estar com os últimos números do grid. Afinal, isso era esperado, já que a McLaren FOI a última colocada do Mundial 2007, depois de ter os seus pontos retirados pelas situações em que se envolveu. A surpresa vem dos números em si: Lewis Hamilton será o 22, Heikki Kovalainen o 23 (embora ainda exista um boato de que eles vão pedir para inverter esses números, pois o inglês não gostou do 22).

Como assim, 22 e 23? Os números da McLaren deviam ser outros. Como, meu amigo? Que maldade! Eu jamais diria isso que o leitor maldoso acaba de sugerir, que Hamilton tem mais jeito de usar o 24. Longe de mim uma brincadeira dessas.

Não, o que eu esperava era outra coisa. Para mim, a McLaren viria com os números que mais combinam com seu diretor e seu piloto principal. Algo tipo 176-671 e 176-761… 🙂

(A imagem acima mostra o pessoal da McLaren, numa reunião de preparação da próxima temporada. O “menino prodígio” e seu empresário de um lado, e o engenheiro-chefe do outro, com os planos do carro da Ferrari nas mãos… Qualquer provocação é mera semelhança.)

Anúncios

2 Responses to Erraram o número…

  1. L.S.D. disse:

    Essa história sobre numeração de carros me faz lembrar a declaração do BI (campeão) Alonso em 2006, lembra? Saindo da Renault, ele atribuiu os maus resultados de final de temporada a uma suposta tática da sua equipe para EVITAR que ele fosse campeão e levasse embora o número 1 para outra equipe!!!
    “Eles queriam que terminássemos em segundo e terceiro, porque não querem que eu leve o número um para uma equipe diferente” (F. Alonso, o Bi).
    Realmente, gostaria de saber o que ele tem a dizer sobre isso agora, já que voltou feliz e saltitante para sua antiga equipe, essa mesma que cometeu a “maldade” de sabotá-lo por causa da numeração dos carros! 😀

  2. Carol Linden disse:

    Manda pra mim um email que vc leia, pra eu poder te contar uma novidade!
    Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: