Nada é tão ruim que não possa piorar…


A liberdade não é um meio para um fim político mais elevado; ela é em si mesma o mais elevado fim político. (Lord Acton)

Vocês acham que a situação da educação no Brasil já é ruim o suficiente? Então, é bom irem se preparando, porque o pior ainda está a caminho. Vejam só até que ponto podemos chegar, se não fizermos algo para travar esse processo:

1) Hugo Chávez anuncia “novo curículo bolivariano”, a ser seguido pelas escolas da Venezuela.

O currículo dará destaque às “conquistas revolucionárias” da Coréia do Norte e de Cuba, e vai “eliminar o conceito de mestiço”, pregando a “pureza da identidade social venezuelana”. Os pontos a serem abordados na matéria de História, a mais atingida pelos novos currículos, deixam de lado lideranças políticas do século XX “não alinhadas” com o bolivarianismo chavista.

Chega?

2) Chávez ameaça nacionalizar ou fechar escolas que não aceitem modelo socialista.

Para Chávez, a educação “antiquada e repressiva” promovia “o consumismo e o desprezo de uns aos outros”, e por isso deve ser substituída por uma educação “socialista e bolivariana”.

As polianas de plantão podem dizer que não há mal nenhum nisso. Afinal, as escolas estatais devem seguir a ideologia do Estado. E quem não gostar que vá para uma escola privada. Certo?

Errado. O ditador aproveitou para avisar que “não vai tolerar” que qualquer escola, mesmo privada, desrespeite as suas ordens. Textualmente: “Quem não quiser se submeter ao sistema bolivariano terá suas portas fechadas”.

Tem gente aqui no Brasil que acha tudo isso lindo. Pensem bem: é esse o futuro que queremos para nós?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: