O Incitatus de Murici


Amanhã vai acontecer a sessão secreta que, finalmente, irá julgar o Senador Renan Calheiros, depois de uma novela que já se arrasta por mais de três meses.

Eu não vou elencar aqui todos os motivos que recomendam a cassação do mandato do senador. O Noblat já fez isso muito bem, numa série de posts que destrincham bem o relatório da investigação.

Também não vou tentar fazer uma campanha “vamos pressionar os senadores”. A Nariz Gelado já tratou dessa mobilização.

Só vou dizer que torço para que os senadores consigam perceber tudo que está em jogo nessa votação. Não se trata “apenas” de cassar ou não o mandato do presidente do Congresso. É algo muito maior. E não há como o Senado sair bem dessa sessão. Aconteça o que acontecer, a democracia sairá perdendo.

Renan não tem mais nada a perder. Ele é um cavalo manco, que pode sair discretamente, sair abatido ou sair dando coices. Ou seja, pode ser cassado, pode renunciar pra manter os direitos, pode aceitar um acordo que lhe tire a presidência e lhe salve o mandato, pode sair atirando e jogando tudo no ventilador. Depende do que ele achar que lhe dará mais lucro. Mas é um cavalo manco, que ninguém, a não ser os Salgados e Almeidas Lima, vai apoiar abertamente.

Para o Senado, não há saída boa. Amanhã, há três cenários possíveis:

O cenário ruim:

Renan é cassado e/ou renuncia ao mandato aos 45 do segundo tempo. Nesse cenário, o Senado pagou o desgaste de ver o seu presidente sangrando publicamente durante 100 dias, e terá o desgaste de cassar um presidente, pela primeira vez na história. A imagem da Casa sairá manchada de qualquer jeito, numa vitória de Pirro. No momento seguinte, começa uma nova guerra, certamente suja, pela cadeira de Renan. Somemos a isso a forte possibilidade dele sair atirando, jogando lama nos seus algozes, e criando no povo a opinião de que “é tudo farinha do mesmo saco”.

O cenário muito ruim:

As manobras governistas funcionam, e Renan é absolvido. Isso seria devastador para a imagem do Senado. Uma absolvição seria ruim de qualquer jeito. Uma absolvição por voto secreto é algo que irá criar uma aversão imensa na opinião pública. E teremos um Renan bradando sua inocência, agora “provada”, porque ele “foi julgado e nada se encontrou contra ele”.

O cenário péssimo:

Um acordo de cavalheiros, onde Renan renuncie à presidência, e em troca, seja “perdoado” e mantenha o mandato. Isso será o pior dos mundos. Se, no cenário anterior, ainda é possível argumentar que os senadores votaram conscientes pela inocência, neste o cheiro de pizza fica evidente.

Qualquer um dos três cenários ajuda os planos do PT, externados no seu último Congresso, de trabalhar pela extinção do Senado. E creiam, depois do caso Renan, qualquer pesquisa vai mostrar que a maior parte da população é indiferente a isso.

Pior: nos cenários dois e três, provavelmente essas mesmas pesquisas indicariam que a maioria iria APOIAR uma medida como essa. É isso que os senadores, principalmente os de oposição, devem ter em mente amanhã, quando forem dar o seu voto secreto.

Por mais que alguns deles tenham, ou pensem ter, bons motivos para votar pela absolvição, ou (terror!) aceitar um acordo-pizza, é hora de enxergar a floresta, e ver que a cassação, por mais dolorosa e complicada que vá ser, por mais problemas que vá trazer, é a melhor opção. É preciso pensar no contexto geral, e não apenas no interesse paroquial de cada um.

É exigir demais de muitos deles? Temo que sim. Mas vamos esperar, vamos dar um voto de confiança.

Anúncios

2 Responses to O Incitatus de Murici

  1. L.S.D. disse:

    E no dia seguinte… Tudo muito ruim, Renan se gaba de sua inocência “comprovada” enquanto que a opinião pública está horrorizada. Acho que nunca vi uma charge tão violenta quanto a de hoje no charges.com.br, só para exemplificar o tamanho da indignação que toma conta de todos. Brasil, Brasil… Onde vamos parar desse jeito?

  2. […] reações de hoje, um pouco por todo o lado, eram bem semelhantes às que eu imaginava. Palavras de ordem contra os políticos, revolta contra essa sujeira toda, indignação com a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: