Alguém lançou moda no Pan? Cuba lançou.


Os atletas cubanos que vieram ao Rio de Janeiro disputar os Jogos Pan-Americanos foram responsáveis por uma nova moda que se espalha pela cidade. Se você é uma pessoa de alma esportista, e adoraria se vestir como um atleta profissional, essa oferta é para você. Se você não é uma pessoa assim, mas gosta de ajudar o seu semelhante, tudo bem, essa oferta pode ser pra você também.

Os atletas cubanos que vieram para o Pan-Americano estão fazendo uma queima de estoque e vendendo seus uniformes. O comércio anda a mil na vila do Pan. Cada uniforme está sendo vendido por 150 dólares. Para imaginar o que isso significa para um “hóspede” da Ilha-Prisão dos Castro, é bom lembrar que o salário mínimo cubano é de 225 pesos, o que equivale a 10 dólares. Exatamente: comprando um uniforme, você estará pagando um valor equivalente a 15 salários mínimos em Cuba.

(Nota: o link do Jornal O Dia dá essa informação, mas diz que 225 pesos representam 100 dólares. Eles estão errados. São 10 dólares mesmo, como podemos ver aqui É provável que um estagiário tenha visto o 10 da matéria original e “corrigido”, por não acreditar, pensar que era um erro, porque é impossível um “paraíso na Terra” com Cuba ser miserável a esse ponto…)

Uma competição como os Jogos Pan-Americanos traz muitas oportunidades para os atletas cubanos fugirem, ao menos um pouco, das desgraças que enfrentam na Castrolândia. Cada um se vira como pode. Se alguns vendem uniformes, outros estão fazendo comércio de charutos. No Brasil, uma caixa de legítimos cubanos custa por volta de 400 reais. Os atletas cubanos estão vendendo o mesmo produto por 200 reais.

Agasalhos e charutos dão um bom lucro para aqueles que serão obrigados a voltar para a prisão caribenha. Mas para outros, mais felizes, que não deixaram familiares lá servindo de reféns, há um caminho mais fácil: fugir dos carcereiros e se asilar no país onde a competição é disputada. Só nesse Pan, já foram quatro os que conquistaram a liberdade.

Sim, eu sei, muitos já devem estar dizendo que isso é um exagero, que as coisas em Cuba não são bem assim, e que há muita gente lá que é feliz, bem tratada e vive muito bem, obrigado. É verdade. Peço desculpas por ter generalizado. Se falamos da miséria, da pobreza, das coisas ruins, também temos que falar das coisas boas, da prosperidade que Cuba pode oferecer. Por exemplo, Aydano André Motta, colunista do Globo, conta que um grupo de integrantes da delegação cubana tem ido todas as noites a um bar da zona do sul do Rio. Em uma dessas noites, o grupo composto pelos ex-atletas Teofilo Stevenson, Regla Torres e Eric Lopez gastou pouco mais de mil reais (mil reais, 550 dólares, 55 salários mínimos cubanos).

Realmente, temos que admitir: Cuba oferece ótimas oportunidades de crescimento, para quem sabe alcança-las.

Anúncios

6 Responses to Alguém lançou moda no Pan? Cuba lançou.

  1. Luciana disse:

    Desconfio que o Fidel andou lendo esse post e por isso tratou de chamar de volta os atletas, André.

  2. […] libre? Só no copo. Já tinha comentado aqui sobre a fuga dos atletas cubanos durante o Pan. Nos comentários, a Luciana citou a […]

  3. […] Capitão do Mato e os Boxeadores O caso dos atletas cubanos que fugiram da ditadura de Castro, foram capturados pela polícia brasileira e mandados de volta […]

  4. […] Alguém lançou moda no Pan? Cuba lançou.Cuba libre? Só no copo.O desfecho previsívelO Capitão do Mato e os Boxeadores […]

  5. Ticky disse:

    Desconfio que o Fidel andou lendo esse post e por isso tratou de chamar de volta os atletas!!!

  6. […] Alguém lançou moda no Pan? Cuba lançou.Cuba Libre? Só no copo.O desfecho previsívelO capitão-do-mato e os boxeadoresBoxeadores cubanos tinham pedido vistoAinda os cubanos: um triste epílogoVocês já sabiam. Agora a Folha confirmou. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: